quarta-feira, abril 05, 2006

Observatório da Imprensa (28-03-06)


“Sites de busca emburrecem os estudantes?” Esse é o nome do Artigo de Edward Tenner, traduzido pelo Estado de São Paulo. O artigo diz que ultimamente estudantes, se acomodaram com os sites de buscas e não tem interesse, em ler livros, pesquisar trabalhos, pois tudo se encontra resumidos e detalhado nesses sites. E diz que não é só isso, diz ainda que estudantes não sabem nem fazer bem essas pesquisas em sites de busca.
Por um lado, não há o que discutir, porque já não se vê bibliotecas lotadas, alunos atrás de livros, xerocando pesquisas, com a cara enfiada nos livros por horas fazendo resumo de alguma obra, o que se vê hoje, são alunos e mais alunos, em frente a um computador, procurando resumos de obras literárias, uma pesquisa pronta e de fácil entendimento.
Sem duvida alguma, a Internet nessa questão atrapalha sim. Mas atire a primeira pedra quem nunca pegou um resumo de um livro, ou foi direto no google ou no yahoo, e fez um trabalho escolar por lá mesmo. É muito complicada essa questão, pois não podemos deixar perder essa essência de querer pesquisar, de querer aprender, mas por outro lado não podemos deixar de acompanhar a evolução, a tecnologia, e também não podemos crucificar a Internet e dizer que ela é a culpada de tudo isso, pois esses sites de busca foram feitos para facilitar uma pesquisa, mas nós que somos acomodados e queremos o fácil e o que encontramos ali, está de bom tamanho.
Enfim, não podemos criticar os sites de buscas, e nem podemos tirar a razão da preocupação de jornalistas, escritores, em relação à cultura, mas até então não tem uma solução que agrade e seja aceita por ambos. É como dizem, não tem jeito de agradar gregos e troianos.

Texto comentado: “As telas e os livros”- Mauro Malin

Nenhum comentário: