quinta-feira, abril 06, 2006

18ª aula (31/03/06)


Bom, hoje a aula foi lá no anfiteatro da biblioteca, o André passou dois documentários.
O primeiro chamava “Ilha das Flores”, neste mostra a desigualdade social, a miséria, a falta de amor humano. No documentário, eles mostram um vilarejo onde, as pessoas residentes ali, não tem nada que comer, e sobrevivem da “esmola” de um proprietário de umas terras, onde é depositados todo o lixo da cidade, e esse lixo vira comida pra porcos, e depois que vira comida pra essas pessoas. É triste ver isso, mas infelizmente sabemos que essa é sim, a realidade em que vivemos. Pessoas são inferiorizadas, tratadas pior que porcos.
O segunda chamava “No amor”, conta a historia de um homem, que começou a explorar hippies, fazendo uma “troca” com eles. Enquanto eles moravam na fazenda dele, trabalhavam, fazia seus artesanatos tranqüilamente, e enquanto isso ele os “ajudaria” vendendo suas peças. Até ai tudo bem, quando os hippies começaram a perceber que estavam sendo explorados, que não tinha mais tempo pra nada, que não ganhavam mais seu dinheiro, que não podiam descansar, só trabalhavam.
Esses dois documentários só vieram reforçar a nossa realidade, de exploração e desigualdade. Somos submetidos a tantas coisas, e nada fazemos, pois isso, felizmente, não nos toca, porque está muito longe de nós, certo?! Errado! Isso é o que acontece no país, na cidade, no seu bairro, na sua rua, e nós fechamos os olhos para não ver, pois nos é mais cômodo, pois é mais fácil do que tentarmos mudar essas situações. É como foi dito na ultima aula, não basta pensarmos, temos que agir.
É isso...
Até a próxima!

Nenhum comentário: