sexta-feira, março 24, 2006

11ª aula (16-03-06)


Hoje nós passamos a aula toda discutindo sobre um texto chamado: “Cultura: um conceito antropológico”. Pelo que o André falou vamos gastar muito tempo pra conseguir discutir todo o texto, pois um assunto vai interligando vários outros. Falamos sobre as diferenças de comportamento entre as pessoas das diversas partes do mundo. Discutimos porque cada lugar tem uma tradição, uma cultura diferente, uma língua, um jeito de se vestir.
No texto tem uma passagem que diz: “Se uma criança brasileira for criada na França, ela crescerá como uma francesa”.
E essa é a mais pura verdade, somos diferentes, pois nascemos e seguimos tradições diferentes. Da mesma maneira que achamos estranho escocês usar saias, provavelmente eles nos acham estranhos por usarmos calças. É tudo uma questão de aceitar que somos diferentes, mas que essa diferença não nos faz nem melhor nem pior do que ninguém, pois a partir do momento que aprendemos a viver com as diferenças seja ela qual for, conseguimos perceber que cada pessoa da sua maneira tem os seus valores, tem suas qualidades, e tem muito a nos ensinar, assim como temos a ensiná-las também.
Portanto podemos concluir que a cultura que nos faz diferentes, não nossas características biológicas. Nós agimos e nos comportamos da maneira em que fomos educados, da maneira que passaram-nos a cultura do lugar em que vivemos, da tradição de nossas famílias ou do lugar em que crescemos.

Até a próxima!!