sábado, fevereiro 25, 2006

Seminário “O Corpo Fala” -8ª aula (24/02/2006)


Hoje, começamos a aula de uma maneira diferente. O André pediu que fizéssemos uma roda e nos organizássemos em um único organismo. Como? Brincando de “Escravos de Jó”. Primeiramente, parecia fácil. Mas não foi bem assim, fizemos várias tentativas até que ficasse certo. E quando conseguimos ele nos perguntou o que concluímos com aquela brincadeira. Bom, na minha opinião, o que fez com que ficasse certo, sem erros, foi muita cooperação, persistência e muita paciência. Pois como foi dito em sala cada um tem seu ritmo, cada um tem uma desenvoltura, ninguém é igual, mas quando um cede um pouquinho, o outro também, conseguimos trabalhar em grupo num mesmo ritmo, na mesma sintonia.
Depois da nossa brincadeira voltamos às apresentações dos trabalhos.
Os grupos hoje apresentaram os capítulos: “O amor e sua expressão corporal - Mensagens Individuais” e “O amor e sua expressão corporal - A troca energética”

“O amor e sua expressão corporal - Mensagens Individuais” - O grupo mostrou os tipos de amores que podem existem. Mostrou o amor de “boi” que age por desejo físico, por impulso de satisfação. O amor de “leão” que é romântico, sentimental, é aquele que ama simplesmente. O amor de “águia” é aquele que apenas aprecia, que ama, mas ama o intelecto, o saber, as idéias e ideais.

“O amor e sua expressão corporal - A troca energética” - O grupo mostrou como o pessimismo e o otimismo afetam diretamente a vida das pessoas. Mostraram que muitas vezes agimos por impulso, deixamos o pessimismo tomar conta de nossas vida e em outros momentos estamos tão otimistas que quando nos decepcionamos a queda é tão grande que fazemos coisas que nunca imaginávamos fazer.


Até a próxima!!

Seminário “O Corpo Fala” -7ª aula (23/02/2006)


Mais apresentações, mais aprendizado. Hoje, foram apresentados os capítulos: “Quatro princípios básicos”, “A energia do corpo humano” e “Intermezzo 2”.

“Quatro princípios básicos” - O grupo mostrou os quatro princípios de uma comunicação não verbal emitida tanto conscientemente quanto inconscientemente. Mostrou como nos comportamos diante de diversas situações, e como reagimos ao recebermos sinais que nos agrada ou desagrada. Claro, que todas as mensagens não verbais isoladamente podem não significar a mesma coisa que dentro de um contexto, de uma certa situação.

“A energia do corpo humano” - O grupo mostrou como as partes do nosso corpo reagem em diversas situações. Como o boi, o leão e a águia reagem às vezes juntos e outras vezes separadamente, mas quando todas essas partes estão interligadas podem ter um significado que inconscientemente não percebemos.

“Intermezzo 2” - O grupo mostrou como foco principal à maneira que reagimos quando percebemos que alguém está tentando invadir “nosso território”, ou quando querem roubar algo ou alguém de nós. Como que inconscientemente começamos a abraçar, a segurar o parceiro quando sentimos que outra pessoa está olhando, paquerando. E quando outra pessoa invade nosso território, quando não estamos nos sentindo bem com aquela situação vamos nos afastando, tirando o corpo fora; e quando estamos sentindo bem, vamos nos aproximando, dando espaço pra outra pessoa.


É isso ae!
Até a próxima!!

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Observatório da Imprensa (14/02/2006)

Observatório da Imprensa (14/02/2006)
Comentário sobre a matéria de Ligia Martins de Almeida, na imprensa feminina: Matéria de interesse ou anúncio disfarçado?

Esse é um tema que está sendo discutido não é de agora. Uma proposta de debate um tanto quanto complicada, pois cada ala de profissões defende seu ponto de vista e não sede de maneira alguma, aos argumentos dos outros. E quem sai prejudicado nisso? Nós mulheres, que muitas vezes influenciadas por essas diversas situações e opiniões acabamos nos iludindo com o corpo, rostos perfeitos e esquecemos de que beleza não é pra sempre.
De acordo com o texto, pesquisas mostram que hoje em dia as mulheres não se preocupam tanto com o padrão de beleza estipulado pela mídia como antigamente. Mas será que isso é realmente verídico? Porque será então que a industria de cosméticos é 90% voltada para as mulheres?Porque as salas de cirurgiões plásticos estão sempre lotadas? Acho que podemos sim, estar mudando nosso olhar sobre o padrão de beleza que nos foi imposto, mas dizer que mulheres já não se iludem com o corpo perfeito, acho um pouco difícil.
Creio, que ainda vai demorar um bom tempo para que as mulheres consigam mudar esse padrão, e mais um outro bom tempo para conseguirem perceber que a beleza não é tão importante assim. Pois acredito que não adianta de nada um manequim 36, uma pele de pêssego, um nariz arrebitado, uma barriga chapada, se na cabeça não tem nada de belo. Penso, que devemos sim,ter auto estima, vaidade,desde que seja normal e não exagerada, e que nos preocupemos mais com o conhecimento, cultura e com o saber.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Seminário “O Corpo Fala”-6ªaula (17/02/2006)

Mais uma parte do seminário sobre o livro. Hoje foram apresentados mais três capítulos mostrando mais um pouco da linguagem corporal.
Os capítulos de hoje: “Comportamento interpessoal”;”Origens antigas dos gestos de hoje” e “Intermezzo 1”.

“Comportamento Interpessoal- O grupo tentou mostrar como nosso corpo reage em uma situação social. A maneira em que posicionamos o braço, a forma que tocamos nosso próprio corpo,entre outros. E também mostrar como as pessoas reagem inconscientemente à linguagem corporal do seu próximo.

“Origens antigas dos gestos de hoje”- O grupo fez um teatro mostrando que a mesma forma que as mulheres e homens agiam no período pré-histórico, continuamos agindo hoje; de uma forma mais discreta e delicada,mas da mesma maneira. Então representaram várias situações de encontros na pré-história mostrando as atitudes neutras, favoráveis e desfavoráveis. E mostraram que hoje é da mesma forma, mas como disse, só que mais discretamente ou seria civilizadamente?

“Intermezzo”- Esse grupo também representou muito bem o capitulo proposto. Eles mostraram como nós julgamos as pessoas, as atitudes das pessoas pela aparência. Por uma questão de simpatia ou antipatia. Porque algumas pessoas parecem negativas ou positivas aos olhos dos outros, porque nos simpatizamos de cara com algumas pessoas e outras não gostamos mesmo sem ter conversado...
Fizeram um teatro mostrando como em uma festa as pessoas se aproximam das outras por uma simples questão de aparência, o que acontece diariamente, não só em festas, que estamos cansados de saber.

É isso ae!
Até a próxima!!

Seminário “O Corpo Fala”-5ª aula (16/02/2006)

Nas próximas aulas, assim como nessa vamos falar sobre os capítulos do livro “O corpo fala”.
Nessa, aula foi representado 3 capítulos, que são: “Perceber em vez de olhar”; “Analise de um sorriso”; “Harmonia e Desarmonia”.

“Perceber em vez de Olhar”-Nós não assistimos a apresentação desse grupo, pois estávamos arrumando o figurino, maquiagem, e passando os últimos detalhes. Mas o capitulo fala como é fácil perceber a linguagem corporal. Por exemplo: Quando uma mulher, mesmo sem perceber, coloca a bolsa no colo, mostra que ela não está à vontade. E quando essa mesma mulher retira a bolsa do colo ela está mais receptiva.


“Analise de um sorriso”- Tentamos mostrar de uma forma engraçada,como o corpo juntamente com o sorriso pode não significar um sorriso na sua definição real. Mostramos vários tipos de sorrisos, como o sorriso alegre, o sorriso de maldade, o sorriso de vergonha. E definimos cada um desses, mostrando o posicionamento das mãos, das costas, da cabeça e de que maneira o corpo poderia detectar pontos positivos e negativos em um simples sorriso.



“Harmonia e Desarmonia”- Os meninos fizeram uma encenação muito engraçada, na qual eles caíam em contradição a todo momento. Ora, mostrando a desarmonia do corpo com a fala, ora mostrando o contrário, a harmonia entre ambos. Eles montaram todo um roteiro e mostraram de maneira simples como é fácil detectar uma contradição entre o harmônico e o desarmônico.


Todos corresponderam muito bem aos trabalhos. A aula foi fantástica.
Até a próxima!!