terça-feira, abril 25, 2006

Observatório da Imprensa (11/04/06)


Mais uma vez....
Já está começando ficar repetitivo e chega até ser chato...Cada vez que abro aquele observatório me deparo com um texto falando sobre a perda de credibilidade acentuada que a nossa classe, de comunicólogos, vêm tendo nos últimos tempos. Porque? Às vezes penso que porque cada vez mais, as pessoas se acomodam com aquilo que tem e não tentam melhorar, não fazem por merecer aquilo que tem, basta que tenham seu salário no final do mês e tudo está resolvido. Não se preocupam se estão prejudicando outras pessoas se estão manchando o nome de uma grande parcela inocente. A perda de credibilidade começou com a grande crise política que se “instalou” no Brasil (sempre esteve presente, mas debaixo dos panos), os escândalos envolvendo inúmeros partidos políticos, episódios inusitados, entre muitos outros fatos, que foram muitas vezes mostrados superficialmente, sem profundidade de assunto ou que causasse interesse em grande parte da população. Como diz no texto, talvez a imprensa tivessem se baseando mais por premissas pré-existentes do que pelos fatos. Talvez esse seja o maior motivo da pequena credibilidade dada a nós nesse momento. Nós que iniciamos agora, não podemos deixar de expor nossa indignação com tal fato, pois estaríamos fazendo como nossos precursores, “levando de barriga” e não se preocupando com o rotulo que sem querer ganhamos. De fato é bastante perturbador como a população brasileira insiste em tapar os olhos e viver numa amnésia recente, parecendo que fazem questão de esquecer de um dia pro outro o que os partidos, representantes fizeram: a grande lavagem de dinheiro, a falta de preocupação com a precariedade em que vive a população, etc. Às vezes chega a ser inacreditável os dados das pesquisas eleitorais. Porém, nós temos a obrigação de mostrar fatos e não suspeitas, de apresentar a verdade para a população, para que essa possa formar sua opinião, mesmo que essa seja o oposto da sua.
Portanto temos que aprender a ser claros e objetivos, mostrar os fatos, porque da mesma forma que adoramos ficar sentados esperando ver o que vai acontecer, esquecemos o que aconteceu há tão pouco tempo, e tornamos repetir o erro de votar nas pessoas que apenas prometem e não cumprem.


Texto comentado: Os formadores de opinião publica estão frustrados- Luciano Martins Costa

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