quarta-feira, abril 26, 2006

20ª aula (20/04/06)


No começo da explicação quase entrei em crise...rs... Tava passando muito mal, e não tava entendendo nada, pra piorar cada palavra tava num lugar do quadro, uma bagunça só...
Me concentrei e comecei a compreender o que acontecia naquela aula.
A aula falava de Indústria Cultural x Cultura de massa.
Indústria cultural nada mais é do que a exploração de meios culturais pra fins comerciais e econômicos. É a indústria da cultura. A arte não é mais simplesmente arte, a arte se torna um negócio, um exemplo claro de indústria cultural seria o cinema, não existe mais arte cinematográfica e sim indústria cinematográfica.
Já a cultura de massa é a produção de poucos para muitos, é marcada pela lei do maior número, no menor espaço de tempo, e com o maior lucro possível. É importante ressaltar duas posturas em relação à cultura de massa.A primeira defende a emancipação do homem através dos meios de comunicação em massa, já que democrática e atinge grande parte da população. A segunda analisa com pessimismo pois prevê a perda de qualidade do homem como consumidor, pois este passa a ser um objeto da indústria cultural.
O surgimento desse sistema interferiu nos outros dois sistemas: a cultura erudita e a cultura popular, podendo trazer mudanças consideráveis na comunicação de um grupo.
A cultura erudita é produzida de poucos para poucos, já a popular é produzida de muitos para muitos. Essas têm uma historia e um ritmo próprio, mesmo estando permeadas pelos meios de comunicação.
Bom, os conceitos foram lançados, agora basta-nos pensar e refletir sobre, e formar uma opinião sobre cada um dos sistemas.


Leia Mais:

http://adorno.planetaclix.pt/d_e_industria_cultural.htm

http://www.indcultural.hpg.ig.com.br/oqueeindustriacultural.htm

Nenhum comentário: