terça-feira, março 28, 2006

12ª aula (17-03-06)


Bom, continuamos nessa aula discutindo sobre o texto “Cultura: um conceito antropológico”.
Dessa vez, foi realmente um debate, boa parte dos alunos participaram, debateram, deram suas opiniões, talvez porque foi um tema bastante polêmico: Religião.
Como cada pessoa tem sua crença, outras não crêem em nada, então é sempre difícil discutir religião. Disse difícil, mas acredito que muito proveitoso. Pois creio que mesmo você já tendo sua religião, estar feliz e realizado com ela, é muito bom saber o que outras pe
ssoas acham ou em que as outras pessoas acreditam. Pra você crescer, aprender, saber conviver com as mais diferentes opiniões.
Já que a religião em questão era a católica, antes de expor minha opinião quero deixar claro que sou católica praticante, pra que depois ninguém venha me dizer nada.
Todos nós sabemos que em todas as religiões existe o certo e o errado, sabemos que existe muitas coisas erradas na religião católica, que a igreja já errou e erra muito, que existem gravíssimos erros no sistema, mas me pergunto que sistema não há falhas?Sei que muitos praticantes fazem com que outras pessoas têm uma péssima visão da religião católica, sei também que a culpa não é só deles, mas por todo um passado escuro que o catolicismo passou. Mas, como uma aluna disse em sala “Nós temos que crer em alguma coisa”, eu concordo. Eu, mesmo sabendo de todos os erros que a igreja já cometeu e comete, eu continuo freqüentando e crendo nessa religião. Sei que isso é patético pra alguns, mas como disse cada um crê em uma determinada religião ou não, cada um tem sua opinião, e todos temos que respeitá-las. Acho que nessas situações o respeito tem que prevalecer acima de tudo. Pois disseram na sala: “Religião não se discute”, acho que discute sim, como disse com respeito e ética, ninguém estava querendo converter ninguém, é apenas uma forma de aprendizado, de sabedoria, diria ainda de enriquecimento pessoal.
Sem duvida, foi uma forma de todos nós parar pra refletir sobre as situações que estão ao nosso redor e que muitas vezes não damos o mínimo valor. Não acabamos de discutir o texto, mas logo percebemos que o texto é muito bom, e muito proveitoso.
É isso ae...
Até a próxima!!

Nenhum comentário: