quinta-feira, maio 04, 2006

Observatório da imprensa (25/04/06)


Quando se trata do assunto: Amazônia parece desde o primeiro momento, que se trata de um tema super batido, que todo mundo já algum comentário sobre, e que não há mais nada a se comentar ou a se fazer.
Mas não sei porque o texto me chamou atenção, talvez porque o autor não aborda o tema da mesma maneira que todas as outras pessoas fazem questão de abordar. Ele veio mostrar através de fatos, relatos, pesquisa, que a Amazônia é uma fonte riquíssima não só por suas riquezas naturais, mas por tudo aquilo que ela pode proporcionar ao país.
Especula-se no mercado internacional que ela valha 3 trilhões de dólares, caso fosse regulamentada sua industrialização, comercialização e exploração, ela passaria valer 33 trilhões de dólares. Claro, que isso não é um “mar de rosas”, todo sistema, todo governo é falho, e sem duvida alguma, teria falhas na proteção e desenvolvimento comercial desse patrimônio natural, ainda mais quando se trata de Brasil.
A questão é que nós fomos acostumados a escutar da imprensa que a Amazônia é um bem da humanidade, que é a maior fonte de riquezas naturais, que é intocável. Porém, ela é explorada todos os dias ilegalmente, já foram comprovados pesquisas internacionais sobre como retirar a posse da floresta do Brasil, entre muitas outras coisas, então o que queremos entender é, que já que ela é explorada, já existe um lucro de clandestinos, porque não regularizar a exploração inteligente e admissível e trazer um lucro pro nosso país; porque afinal de contas se ela é nossa, não existe motivo algum pra que o lucro que ela dá fique na mão de outros paises.
Creio que as possibilidades devem ser expostas da mesma maneira, assim como a imprensa teima em mostrar o “Patrimônio intocável”, não vejo porque não mostrar o lado de um patrimônio que pode dar lucros pra toda uma sociedade, que necessita de ajuda o mais rápido possível. É como disse Murilo Guimarães (Cientista político): “Já perdemos muito tempo ouvindo o que os outros querem nos ensinar sobre nós”.

Texto comentado: Mitos da Imprensa sobre a Amazônia - Paulo França

Nenhum comentário: