segunda-feira, março 06, 2006

Observatório da Imprensa (21/02/2006)


Contradição? Não sei, mas admito que ao ler a matéria tive duas opiniões completamente contraditórias.
A primeira foi de total concordância com o autor da matéria, pois a imprensa brasileira deixa sim a desejar. Já perceberam como nós somos influenciados pela mídia, como os jornais conseguem sem muito esforço fazer-nos mudar de opinião?
A matéria mostra como em tão pouco tempo a mídia nos fez esquecer da guerra do narcotráfico que acontecia na favela da Rocinha dias antes dos shows de Rolling Stones e U2.
Bom, concordo que isso é um completo absurdo, o que fizeram foi “tapar o sol com a peneira”, pois aqui no Brasil temos o costume (ou seria comodidade?) de simplesmente ouvir ou ler entrevistas em jornais e achar que sabemos tudo o que ocorre no país, basta-nos ouvir a opinião de uma pessoa que achamos ser os donos da verdade. E foi isso que aconteceu... Dias antes do show, no Rio de Janeiro, as ruas estavam completamente vazias, não se via pessoas, o comércio fechado, a população amedrontada, porque? Porque a todo momento que você ligasse a tv estavam lá dando noticias dos acontecimentos na favela. Mas bastou a mídia focar o show de Stones que logo via ruas movimentadas, comércio funcionando normalmente e a população? Perdeu o medo! Ficou eufórica e na expectativa de ver o “show do ano”.
E o show do U2? Nem preciso dizer nada, pois voltaria contar os mesmos acontecimentos, com uma diferença: o local era em São Paulo!
Nesses dias a imprensa focou apenas os shows e o Brasil virou um “mar de rosas”, pois como o autor da matéria disse: “Ao som do rock pauleira acabam-se as balas perdidas”.
Então fiquei pensando...com o carnaval tudo será realmente “ma-ra-vi-lho-so!” Não que eu não goste de carnaval, gosto sim. Mas na minha opinião, eu preferia ir (ou apenas assistir) aos shows de rock, mesmo não gostando dos que vieram, pois ainda acredito que é melhor ouvir um bom rock do que ouvir a Vanessinha Pikachu ou uma “fulaninha” rebolando em cima de um trio com a bunda de fora ou pior ainda, pagar R$ 250,00 pra assistir desfiles na Marques de Sapucaí, com aquelas mulheres com peitos e bundas a mostra e homens usando apenas um tapa sexo. Por isso disse que tive uma opinião contraditória, pois já que não temos coragem e nem autoridade (não é mesmo, Sr. Presidente?!) para lutar pela exibição do que ocorre no país nos dias de carnaval ou em dias de shows internacional,prefiro assistir aos shows de rock do que aquilo que chamam de musica.
Agora ta muito fácil, já descobrimos como acabar com o narcotráfico, com a violência é só trazer shows ou passar dias em festas que tudo se resolve. Fácil não? Mas é assim que a imprensa brasileira insiste em mostrar e nós por comodismo insistimos em acreditar.


(Comentário sobre a matéria de Alberto Dines: O Brasil foi salvo pelo rock)

Um comentário:

Blogger disse...

oi ju....com ovc tá.....e realmente e uma situação contraditoria.....muitos diriam "por que transmitir violencia se vivemos o tempo todo nela,prescisamos de ver e ouvir coisas boas".......muitos dizem assim.....e tbm reclamam q filmes brasileiros só fazem sucesso quando retratam os problemas do pais....como carandiru e cidade de deus....eu acho q esses filmes fizeram sucesso pq retrataram uma situação real do pais.....e q autoridade nem poder nenhum consegue conter.....isso é uma imagem ruim para ser trasmitida lá fora????.....pois é, aqui não e só o pais do futebol né !!!!!!
b-jus moça.....falei d+ ....desculpa