segunda-feira, fevereiro 13, 2006

4ª aula (10/02/2006)

Começamos a aula hoje,falando sobre o que concluímos com o trabalho feito em sala ontem,sobre o racismo na revista VEJA.
Um dos alunos ficou responsável por fazer a somatória dos dados, e essa somatória pôde provar que existe um racismo escancarado na revista, e não tem como negar, pois se não existisse mesmo esse preconceito não seria tão escandaloso os dados que encontramos. Tentamos concluir porque existe toda essa discriminação com os negros, mas vimos que isso vem de tempos, e que nos acomodamos com o que é nos imposto e nada fazemos pra reverter situações como essa. Pois, até nós mesmos praticamos o racismo inconscientemente, pois só depois de precisar contar os negros na revista que percebemos esse preconceito, pois se não tivéssemos esse racismo “camuflado” já teríamos sentido a falta de negros em nas campanhas publicitárias e jornalísticas.
Depois da conclusão desse trabalho, o André começou a falar sobre linguagem corporal e mostrou algumas formas de lermos a linguagem do corpo. Por exemplo, quando a pessoa pensa pra responder uma pergunta, ou coça o nariz,ela está mentindo. Claro, que essas ações fora de um contexto não significam isso, concluímos isso depois de analisar a situação como um todo. E falou também do próximo trabalho sobre o livro “O corpo fala”, excelente por sinal esse livro. Dividimos a sala em grupos novamente, e a cada um desses grupos foi entregue um capítulo, pra apresentar nas próximas aulas. Para a apresentação teremos que inventar uma forma de apresentar o conteúdo desses capítulos, de forma criativa para chamar atenção da sala e ao mesmo tempo que explique de maneira simples o que nosso corpo transmite nas mais variadas situações. Acho que vai ser muito proveitoso e engraçado, é esperar pra ver...
Até a próxima!

Nenhum comentário: