quarta-feira, maio 17, 2006

Observatório da Imprensa (09/05/06)


Síndrome da salsicha. O que? Isso mesmo! É assim que vem sendo chamada a fase em que a mídia jornalística está passando. Assim como a composição, os ingredientes que são usados na fabricação da salsicha são duvidosos, as informações que chegam aos leitores também passam por uma fase de duvidas, tudo isso porque não há transparências nos procedimentos e normas dentro das redações.
“Os jornalistas consultados afirmam que a principal causa (70%) dos questionamentos éticos está nas informações distorcidas fornecidas por fontes cuja credibilidade e fidedignidade não foram suficientemente checadas. Nada menos de 39% dos entrevistados disseram que as fontes distorceram a informação propositadamente e 31% admitiram que o material fornecido pelas fontes era confuso e induziu a erro na preparação da reportagem”.
Realmente, não há o que discutir existe sim, um grande numero de profissionais que se deixa levar por esse repudio a transparência de informações, e acaba se prejudicando e prejudicando um grande numero de profissionais inocentes, que zelam por noticias e informações confiáveis.
Lamentável!


Texto comentado: Jornalismo diante da síndrome da salsinha – Carlos Castilho

Nenhum comentário: